top of page

Menina procure as velhas

As Nênguas estão por toda parte

Início: Bem-vindo

Stéphanie Moreira - Mamba Negra - é uma mulher do agreste potiguar que  mergulha no diasporar de sua família paterna pela fronteira sul, entre Uruguai e Brasil, reconhecendo um matriarcado negro que seguiu por três gerações desde o século XIX até a geração de sua vó. Essa é a fonte para as grafias diversas através das quais constrói gráficos de parentesco, mapas, desenhos, diários de bordo em plataformas virtuais além de poesias, figurinos e performances. Na arte ela encontrou o espaço para organizar uma infinidade de histórias e vivências que apreendia quando passava a olhar o seu passado com mais cuidado, carinho e perdão.

Stéphanie é Mãe de Tito Mariano. Uma das coordenadoras do Flor de Milho Quilombo de Artes, é antropóloga com experiência em pesquisas sobre comunidades negras rurais quilombolas. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia investiga a temática ancestralidade negra familiar. Artesã e artista experimental - performer, criadora da Negro Charme Moda Afropotiguar; faz parte da Associação de Capoeira Angola Relíquia Espinho Remoso.

É poetisa editando o blog www.agrestenegra.blogspot.com.

Fotografias por Inajara Diz

Início: Sobre

"Eu estava sentada num tamborete pequeno de madeira ao lado de uma delas, mas via a cena do alto, como se flutuasse, e olhando para baixo também lá me via. As cores eram terrosas, tinha uma luz delicada, um filtro marrom e outro acobreado, pois elas reluziam, o brilho que emanava das nênguas não competia com a luz do sol ao adentrar pela janela, os raios se abraçavam como velhos conhecidos."

Stéphanie Moreira

64344224_2355983331125839_3414746888652455936_o_edited_edited.jpg
Início: Citação
Início: Instagram
64322734_2355789207811918_56135898844270

Qual é a folha que cura meu peito, minha vó?

Espaço de histórias, vivências, heranças.

A noção de ancestralidade se transformando.

Nos transformamos quando vemos nossas raízes entrarem pela terra.

Nos brotam asas.
Nêngua Vó são todas as avós criando suas filhas e filhos, netas e netos, contando histórias na sala de estar.

Salvando o feminino.

  • instagram
Início: Entre em contato

©2019 por Nêngua Vó. Criado com Wix.com

bottom of page